O Dia da Mulher não deveria existir

14:41


Hoje é importante dizer que quem está escrevendo esse texto é o Fabio, não a Inari. Em um dia comum, isso não faria diferença, mas no Dia da Mulher, acho que faz. Então, agora que estamos esclarecidos a respeito de a opinião de quem está retratada aqui, vamos em frente. E não se engane com o título da postagem, ok?

Não muito tempo atrás, desci do ônibus na parada de sempre e estava voltando tranquilamente para casa nesse dia nublado, final de tarde, começo da noite. Como tinha chovido e as nuvens cobriam o céu, estava mais escuro do que o normal. Meu caminho de sempre é bastante simples: uma linha reta da parada de ônibus atravessando diversas quadras e fazendo duas curvas no final do trajeto.

Por nenhum motivo em especial, percebi uma jovem que queria atravessar a rua em uma faixa de segurança muito mal localizada, onde os carros precisariam parar no meio de um cruzamento para que ela chegasse à calçada do outro lado. Isso significa, é claro, que nenhum carro parou. Mas ela esperou pacientemente até poder atravessar, e o fez.

Ela estava um pouco mais à frente, então eu acompanhei o trajeto dela, já que era o mesmo que o meu, apenas em lados diferentes da rua. A moça andou alguns metros do lado de lá, depois atravessou de volta para a minha calçada.

Na minha mente nem sempre racional, mas buscando uma razão lógica para ela ter atravessado a rua apenas para retornar logo em seguida, demorei alguns instantes para entender o porquê. Passando na frente de um bar com um bando de homens parados aleatoriamente do lado de fora da porta, não foi difícil descobrir o motivo.

Minha vontade era de andar um pouco mais rápido para alcançá-la e me oferecer para acompanhar ela para onde quer que estivesse indo, já que tinha outro bar um pouco mais à frente. Aí lembrei que sou um homem, e decidi que talvez isso não fosse uma ideia tão boa. Talvez isso só fosse deixá-la mais insegura. Ela passou pelo bar sem problemas, até porque não tinha quase ninguém lá, mas não consegui tirar da cabeça o esforço desnecessário que ela teve para evitar o primeiro.

Desnecessário é modo de falar, é claro. Eu só consigo imaginar como é ser mulher nesse nosso mundo machista. Mas suponho que atravessar a rua para evitar os comentários, os olhares ou as provocações dos homens na porta do bar é algo a que todas as mulheres devem estar acostumadas. E não deveria ser assim.

O Dia da Mulher é uma maneira de nós, homens, reconhecermos a importância das mulheres em nossas vidas, das avós às mães, às irmãs, às namoradas, às esposas, às amigas. Mas ele não deveria existir. Na verdade, o ideal seria que não fosse necessário haver um dia para isso, porque não há qualquer diferença entre ser homem ou ser mulher. Somos todos seres humanos, de sexos diferentes, é verdade, mas o miolo é o mesmo.

Em um mundo perfeito, as mulheres jamais teriam sido injustiçadas, ou deixadas de lado, sido impedidas de votar. Nunca teriam sido agredidas por serem quem são, assediadas pela maneira como estão vestidas ou violentadas apesar de terem dito "não". Seriam valorizadas da mesma forma que os homens em qualquer situação, e não precisariam sentir medo ou apreensão por fazer essa ou aquela coisa por qualquer motivo que envolvesse serem membros do "sexo frágil". Teriam as mesmas oportunidades, vantagens e desvantagens que os homens em todas as situações.

E, nesse mundo, o dia 8 de Março seria apenas um dia qualquer, pois não seria necessário dizer que aquele era o Dia da Mulher. Todos os dias seriam das mulheres e dos homens, convivendo pacificamente e aceitando suas condições e, principalmente, respeitando uns aos outros, independentemente de qualquer diferença que houvesse entre eles. Porque, como eu disse, o miolo continua sendo o mesmo.

Infelizmente, ainda estamos no mundo em que a moça precisou atravessar a rua para não ter de aturar as provocações dos homens na porta do bar. O que é uma pena.

Eu li todo tipo de coisa sobre o dia de hoje lá nas bandas do Facebook. Mas a que mais me chamou a atenção foi a que dizia que eu não precisava comprar flores. Precisava, apenas, mostrar meu apoio à causa e ser respeitoso. Estou aqui para isso. Está para chegar o dia em que não mais existirá o Dia da Mulher, pois ele será irrelevante. Enquanto isso, vamos nutrindo nosso respeito e considerando que o feminismo não é apenas para as mulheres. É para todos nós.

---

De qualquer forma, apesar de todos os pesares, quero parabenizar e agradecer às incríveis mulheres que sempre me rodearam, principalmente minha mãe, irmã e namorada. Para a Inari, especialmente, quero agradecer por me acompanhar em todo tipo de empreitada e, também, por compartilhar esse blog comigo. Você é, antes de mais nada, uma companheira de vida.

Postado pelo Fabio

Leia também

0 comentários

Skoob do Fabio

Skoob da Ina

Obrigado pela visita! :D