Resenha: Contos para uma Noite Fria, de Bruno Anselmi Matangrano

22:56


Hoje vou resenhar um livro que li há mais tempo, mas que eu fazia questão de postar por aqui, devido à sua qualidade e, principalmente, por se tratar de um autor nacional. Consideremos que eu também sou um autor nacional, e eu acho que todos nós devemos ser valorizados. Por isso eu não ia deixar de fazer essa resenha, certo?

De qualquer maneira, não é por obrigação que eu decidi fazê-la. Eu e a Inari conhecemos o Bruno lá na Odisseia da Literatura Fantástica de 2015, em um encontro casual e descompromissado. Ele estava acompanhado da namorada, também, a Carol Chiovatto, que é tradutora. Os dois estavam no estande da Vermelho Marinho, fazendo seu trabalho; eu e a Ina estávamos andando pelo lugar pra entregar currículos e oferecer serviços editoriais.

Conversa vai, conversa vem, ele mostra os livros publicados pela editora e, devagarinho, como quem não quer nada, mostra o dele próprio. A princípio parecia que ele nem queria dizer que era o autor, mas acabou cedendo e revelando o segredo. O livro não é muito grande, mas tem uma capa cativante e confusa (no bom sentido, já, já explico). A possibilidade de conseguir o autógrafo também foi chamativa, e eu decidi comprar o livro.

O Bruno já tinha explicado que se tratava de um volume de contos. Oficialmente não sou muito de contos, mas na verdade eu descobri que os adoro - principalmente depois de ler esse livro e, também, "Mausoléu", do Duda Falcão (que por acaso é um dos organizadores da Odisseia). A possibilidade de conhecer uma história do começo ao fim em tão poucas páginas é fantástica, e ver como os autores se desdobram para trabalhar uma narrativa em tão pouco é bem interessante.


A maior parte dos contos traz uma citação de alguma obra (diversas em francês, traduzidas no rodapé) que complementa, de alguma maneira, o que vamos ler. Fico pensando agora se o Bruno encontrou as citações depois ou se se inspirou nelas, pra começo de conversa. É possível que tenha sido a segunda opção, considerando-se como a inspiração vem, muitas vezes: de qualquer fonte. Qualquer mesmo.

Enfim: o livro é composto por esses contos um tanto quanto sinistros, e a impressão que eu tenho é de que a movimentação e a ação em geral acontece devagar, mas de um jeito bom. Como se devêssemos saborear aos poucos o que está sendo contado. O clima é de terror e suspense, mas em nenhum momento me senti acuado. O que a narrativa realmente traz ao leitor é uma sensação de inquietude que nos faz refletir a respeito de nossa própria posição. As personagens das histórias são pessoas comuns simplesmente jogadas dentro de uma situação sobrenatural ou inusitada, o que faz o leitor se identificar com elas. Fiquei o tempo inteiro pensando o que eu faria na situação delas.

Sobre a edição: ela é primorosa. Voltando à capa confusa, é porque o mundo está de cabeça para baixo, e eu demorei a perceber isso. Quando entendi o que estava acontecendo, fiquei curioso para saber como era o conto que retratava aquela situação. E quando o encontrei, vi que passava exatamente a sensação de ver a capa: estranheza e a tal inquietude em ver um mundo sem gravidade, com tudo fadado a se desprender da Terra. Ao mesmo tempo, o personagem se mostra calmo e passivo, de uma maneira reflexiva que nos põe em seu lugar. O que resta fazer em um mundo como esse senão catar o peixe que caiu do aquário?


Essa imagem acima é a do conto de que mais gostei. Trata-se de um piano que, ao ser tocado, transforma seus ouvintes em estátuas. Ele é agoniante, pois se passa em um lugar qualquer, com qualquer pessoa. Como escapar da música?

Por falar na imagem, as ilustrações, produzidas pela artista Dandi, são estupendas. Ela combina texturas com traços, e usa o preto no branco muito bem. As entradas de capítulo em preto combinam com o clima que elas criam, e fazem o leitor se sentir envolvido pela atmosfera dos contos. Pessoalmente, acho que o título não poderia combinar melhor com o livro: são contos para serem lidos naquelas noites escuras e frias, quando você está a fim de pensar e se sentar para contemplar o luar e as estrelas. É um ótimo livro!

---





Título: "Contos para uma Noite Fria"
Autor: Bruno Anselmi Matangrano
Editora: Llyr Editorial
Nº de páginas: 120
---
Nota: 4,3 de 5 estrelas



---

Postado pelo Fabio

Leia também

0 comentários

Skoob do Fabio

Skoob da Ina

Obrigado pela visita! :D