Guerra dos Tronos e a profusão de spoilers

21:53



Eu conheci "Guerra dos Tronos" através de um amigo da faculdade, que falava sobre a série e os livros o tempo inteiro, passava as aulas lendo os volumes de bolso em inglês — com aquele papel nojento de jornal — e praticamente endeusava George R. R. Martin. Ele era tão enfático a respeito disso que eu simplesmente comecei a me incomodar com a série, e pensei que talvez não quisesse me envolver com aquela modinha — e ficar igual a ele, não conseguindo falar em outra coisa.

Esperei um bom tempo até decidir que a modinha finalmente tinha passado um pouco, e que estar lendo "Guerra dos Tronos" não ia me transformar automaticamente em um seguidor de modinhas. Quando outro amigo meu disse que eu estava atrasado na leitura, eu respondi que todo mundo estava, porque o primeiro livro foi lançado na década de 1990. Então acho que tudo bem a respeito disso.

O problema é que eu não tinha como saber que ia ser tão, mas tão difícil de escapar dos spoilers! Gente, eles estão por toda parte! É impossível ler essa história sem descobrir o que vai acontecer com todos os personagens antes de descobrir sozinho lendo o livro. Tudo bem que as pessoas dizem que "todo mundo morre", mas é diferente saber detalhadamente quem vai morrer. Em que circunstâncias. Com que armas.

O fato de haver uma série de televisão a respeito, é claro, prejudica a situação muito mais. Enquanto eu estou inocentemente na metade do primeiro livro, a série já ultrapassou os livros e conta uma história que nem foi publicada no meio editorial ainda. Não que isso seja um problema propriamente dito. Não é! Eu estou mais do que empolgado pra começar a assistir a série, quando terminar de ler o primeiro volume.


Não, o problema é simplesmente o fato de que todos os materiais de divulgação da série são spoilers gigantescos pra todo mundo que não tenha assistido às temporadas anteriores. O melhor exemplo disso é um dos primeiros cartazes de divulgação da segunda temporada da série, que mostra a cabeça de um importante personagem na ponta de uma estaca (não creio ser necessário dizer que a cabeça estava separada do corpo). Como dá pra fugir de spoilers quando o seriado fica jogando eles na nossa cara o tempo todo?

Antes de começar a ler, eu não me importava em ler revelações de enredo, porque tem tantos personagens nessa maldita história que seria difícil eu decorá-los e lembrar quando estivesse lendo. Mas, agora, parece que os nomes de todos eles ficam aparecendo na minha frente em letras garrafais gigantes, gritando que TAL PERSONAGEM MORREU!

Aí entrei em um link que supostamente comparava passagens da trama com coisas que realmente aconteceram na História. Pensei que não teria como ter mal nisso, certo? ERRADO! Achei que eles iam mencionar o tal "Casamento Vermelho", que eu sei lá em que parte da série acontece, apenas pelo nome, e não citar um a um todos os personagens que morreram nele! Aí cá estou, lendo o primeiro livro e lembrando que eu sei que aqueles personagens vão morrer no tal Casamento Vermelho.

Será que existe alguma maneira de bloquear todos os spoilers? Ou será que estou fadado a descobrir toda a história antes de lê-la ou ter a chance de descobrir por mim mesmo na série?

Sério, eles estão por todos os lados. Eu descompromissadamente protelo o trabalho rolando a linha do tempo do Facebook e de repente BAM!, um spoiler descarado mostrando um icônico personagem morto, todo arrebentado! POR QUE vocês fazem isso comigo? O que há de errado com essas pessoas que espalham spoilers por aí? Só querem ver o circo pegar fogo, né?


Eu tinha uma mania engraçada, quando queria soltar spoilers pras outras pessoas. Eu costumava dizer sempre a mesma coisa, esperando pelo momento certo para fazer a investida final. Meus spoilers raramente eram simples, e exigiam toda uma premeditação: toda vez que alguém falava que ia assistir a algum filme, eu dizia "o personagem principal morre no final!", e recebia xingamentos. Depois, quando vinham falar comigo de novo, diziam que eu tinha mentido e riam.

Mas aí é que entrava a característica especial do plano. Eu sempre dizia a mesma coisa, então as pessoas achavam que, quando eu dizia isso, o personagem principal não ia morrer. Até que eu falei isso para um filme em que o protagonista de fato morria. No outro dia, essas mesmas pessoas apareciam e falavam que tinham se surpreendido com o final. Vá lá, meus spoilers não eram verdadeiros e eu, inclusive, fazia com que o final ficasse ainda mais surpreendente — simplesmente por fazer a pessoa acreditar que morrer era exatamente o que o protagonista não faria.

De qualquer forma, não importa mais.

Agora eu já sei tanta coisa sobre "Guerra dos Tronos" que dá até uma desilusão, pensando em todas as revelações que eu vou perder, todos os arrepios que eu não vou ter e todas as reviravoltas que eu já sei... é triste essa época em que vivemos. Tanta coisa pra fazer na internet, e a galera fica por aí soltando spoiler. Sacanagem...

---

Postado pelo Fabio

Leia também

0 comentários

Skoob do Fabio

Skoob da Ina

Obrigado pela visita! :D