Dois filmes para pensar no seu lugar no universo

16:03


Hoje a indicação é de dois filmes para aproveitar a chuva de meteoritos que poderá ser vista durante esse fim de semana em todo o mundo! Quem nunca ficou olhando para as estrelas e se perguntando o que afinal tem depois delas? Ou o que tem no caminho até elas?

Curiosamente os dois filmes têm a participação de Matthew McConaughey, embora venham de épocas bem diferentes entre si!

O primeiro dos filmes é Interestelar (2014), dirigido por Christopher Nolan - o mesmo cara de outros filmes incríveis como a trilogia do Batman e A Origem. Eu já gostava do cineasta antes, por conta tanto de A Origem (que ainda não sei bem o que tem a ver com a origem de qualquer coisa que seja; o título em inglês é tão melhor!) quanto de O Grande Truque, e esperava grandes coisas de Interestelar. E não me decepcionei nem um pouco.

Era o último dia possível para eu assistir ao filme no cinema. Por alguma razão, o único horário que tinha sobrado era o da tarde, e eu não gosto muito de ver filmes de tarde, principalmente no cinema! Mas era o que tínhamos em oferta, então tivemos de agarrar a chance, até porque no dia seguinte o filme sairia de cartaz.

Mas o fato de eu ter assistido de tarde não incomodou nem um pouco depois que estávamos eu, a Inari e o Daniel, um amigo nosso, dentro da sala de cinema. O filme é tão cativante e envolvente que logo esquecemos de onde estávamos e como estávamos, e nos vimos completamente imersos nele. A história mostra uma Terra na qual o fim do mundo está próximo, e é necessário encontrar um novo planeta. O personagem de McConaughey acaba no centro de uma missão para isso, e parte em busca de um novo lar para a raça humana.


Ainda que seja muito comprido, eu não me canso de assistir a Interestelar. O filme ficou famoso também por sua acuidade científica, com representações verossímeis de buracos de minhoca e buracos negros. Ele tem seus defeitos (como o final, que poderia ter sido muito melhor...), mas a jornada é simplesmente boa demais para ser ignorada. É um bom filme de se ter assistido no cinema; então fica a dica de escurecer todo o ambiente e botar o som mais alto, principalmente na melhor cena do filme, cuja trilha sonora segue, só pra dar um gostinho!:


O segundo filme é Contato (1997). Esse não é exatamente da minha época, até porque eu assisti há poucos anos. Estava passando na televisão e meu pai me indicou para assistir. Eu e a Ina sentamos, preparados para as duas e meia longas horas do filme, mas, quando terminou, parecia que eu poderia ter assistido ainda mais!


Esse é um filme que não tem tanta ação quanto Interestelar, mas nem por isso deixa a desejar. Ele é um pouco mais parado, mas fala bastante sobre alguns pontos importantes sobre os quais nos encontramos pensando, às vezes: há vida inteligente no universo? Se sim, como será que ela é? Como seria efetivamente o contato dos seres humanos com esses alienígenas? Os aspectos político e social que rondam todo o longa são muito profundos, e nos ajudam a imaginar como seria abordada, na Terra, a notícia da existência de seres inteligentes em algum lugar do espaço.

O filme é baseado no livro homônimo de Carl Sagan (que eu nunca li, mas pretendo!). Não sei dizer até que ponto ele funciona como uma adaptação, mas como uma obra em si, posso dizer que me agradou muito. É daqueles filmes para ficar encarando os créditos conforme eles sobem, e deixar a televisão ligada por pelo menos uns dez minutos depois de tudo ter terminado, só refletindo acerca do que se viu.


Há muitas frases memoráveis e situações sobre as quais se pensar. Uma das principais questões levantadas foi a de como a religião poderia enfrentar a existência de alienígenas, e pessoalmente eu acho que isso foi muito bem abordado. A cena do contato em si é marcante, e a construção do suspense em torno dela é tão grande ao longo de todo o filme que, quando ela finalmente acontece, é quase apoteótica.

Essas são as nossas sugestões para esse final de semana! Tem algum filme que você tenha assistido que o tenha levado a pensar na vida, no universo e tudo o mais? Conte aqui nos comentários! :)

---

Postado pelo Fabio

Leia também

0 comentários

Skoob do Fabio

Skoob da Ina

Obrigado pela visita! :D