4 motivos para assistir a Sherlock

21:19


Nem sempre tem coisa boa passando na TV, né? Principalmente em se tratando de televisão aberta, que é o nosso caso atualmente. Mas aí você abre o abençoado Netflix e não tem ideia do que poderia assistir. Nós dois costumamos assistir mais filmes, mas nem sempre se está no clima pra ver um filme. Então uma série é uma boa escolha, certo?

Mas qual série escolher? Eu e a Ina ficamos nessa dúvida, pensando no que afinal poderíamos assistir que pudesse agradar a ambos. Pesquisamos na extensa lista do serviço de streaming, enquanto um dava pitaco sobre uma série e o outro sobre uma segunda; depois uma terceira, aí a quarta e quinta. Depois de cansar de descer a página, acabamos decidindo por Sherlock por nenhum motivo em específico.

Fato é que ontem terminamos a primeira temporada (que é engraçadamente curta, já que tem apenas três episódios), e descobrimos que a escolha da série foi mais do que acertada. Então, para você que não tem nenhum motivo em específico para assisti-la, aqui vão quatro ótimos motivos para fazê-lo:

1) É quase como se fossem pequenos filmes
Ou nem tão pequenos assim; afinal de contas, cada episódio tem uma hora e meia. Você poderia facilmente substituir um episódio de Sherlock por um filme curto de animação, por exemplo (que eu simplesmente amo). Mas o bom é que o fato de os episódios serem extensos permite que cada caso do famoso detetive seja tratado com muito carinho - no sentido de ser minuciosamente investigado. O que é ótimo!


2) Os atores são simplesmente fantásticos
A Ina é muito fã do Benedict Cumberbatch, que interpreta o Sherlock Holmes em si. E quem interpreta o Dr. Watson é Martin Freeman, que a gente não consegue desvincular da imagem do hobbit Bilbo Bolseiro. A química entre os dois atores é ótima, e eles são caracterizados de maneira muito singular. O relacionamento dos dois evolui aos poucos, de maneira orgânica, e eles de fato parecem seres humanos reais e multifacetados, o que é ótimo! Sem contar a arrogância e caráter antissocial do Holmes do Cumberbatch, que é sensacional.

3) A ambientação é atual e bem-contextualizada
Essa versão de Sherlock Holmes não é uma mera adaptação literal das histórias originais de Sir Arthur Conan Doyle; elas são contextualizadas para o mundo contemporâneo. Todas as personagens vivem em pleno século XXI, com as tecnologias de hoje apresentadas com naturalidade dentro dos casos. Foi uma adaptação para o tempo atual bastante competente, capaz de manter as personagens com suas características únicas apesar da mudança brutal de época.

4) Cada um dos episódios adapta um dos casos originais
O primeiro episódio da primeira temporada, por exemplo, se chama "Um Estudo em Rosa", alusão clara a Um Estudo em Vermelho. E há um toque de humor na troca dos nomes, como no episódio que adapta a história de O Cão dos Baskervilles, que se chama "Os Cães de Baskerville". Aliás, o humor é constante na série, ainda que não seja nada muito exagerado - mas exatamente no ponto.


Com certeza existem ainda mais motivos para assistir a Sherlock, mas talvez seja melhor você mesmo assistir e tirar suas conclusões. Se você gosta de investigações, muita lógica e a chance de poder deduzir junto com as personagens qual é o grande mistério de cada episódio - ou se simplesmente adora Sherlock Holmes como um todo, ou gosta do legado histórico do mais famoso detetive do mundo -, essa série é para você. E, se não gostar de tudo isso, dê uma chance mesmo assim. Você pode, como eu e a Inari, se surpreender!

---

Postado pelo Fabio

Leia também

0 comentários

Skoob do Fabio

Skoob da Ina

Obrigado pela visita! :D