O dia que em que eu conheci o Mauricio de Sousa!

00:08


Em setembro, eu e o Fabio nos aventuramos, mais uma vez, em uma cidade desconhecida. Resolvemos aproveitar o ano em que nos formamos para ir para a Bienal do Livro do Rio!! Devido a nossa formação, achamos que seria válido ir conhecer melhor as editoras e divulgar nossos serviços editoriais. Durante essa aventura, com a programação da Bienal em mãos, resolvemos planejar os eventos dos quais participaríamos e os autores que gostaríamos de conhecer.

O que eu não imaginava, porém, era que esse ano o homenageado era o Mauricio de Sousa, - sim, o criador da Turma da Mônica, os gibis que fizeram a alegria de muitas crianças - nada mais justo, afinal ele completaria 80 anos de idade e vários anos da criação dos personagens.

Então, estávamos eu, o Fabio (que pode aparecer mencionado como bichinho por aqui :P) e um amigo nosso, quando percebemos uma movimentação intensa ao redor de um estande. Nós três, curiosos, seguimos a fila que se formava e entendemos, enfim, que a quantidade enorme de pessoas se concentrava ali por um motivo: pegar autógrafo com o Mauricio de Sousa. Siiim, o mesmo Mauricio dos gibis, o mesmo Mauricio que criou o Chico Bento que eu amo e leio desde que eu me conheço por gente, o mesmo Mauricio que me ensinou a gostar de ler. Ele estava lá, pertinho da gente, e todos nós queríamos o autógrafo dele. O único problema era que, infelizmente, os autógrafos eram limitados, e as senhas já haviam acabado.



Depois de um momento de tristeza, resolvemos nos informar sobre os próximos horários dos autógrafos dele, afinal, ele era o homenageado, então supomos que ele estaria presente na Bienal em outros dias também. Depois de descoberta a próxima parada do Mauricio, fomos tentar conseguir uma senha para que nossa "estadia" na fila não fosse em vão. Para isso, precisei comprar o livro do Pequeno Príncipe com os personagens da Turma da Mônica, o que não foi ruim, já que o livro é lindo, - e eu amo livros com ilustrações e capas maravilhosas e fofinhas - então fui pra fila. Papo vai, papo vem, - até conhecemos um menino de uns 12 anos que era mais esperto que nós no assunto gibis, e tinha levado um gibi de número 1 pra pegar autógrafo - chegou minha vez de conhecer o Mauricio de Sousaaaaa! Gente, que nervoso! Comecei a tremer, a suar, a gaguejar... e pra falar pra ele que eu era fãzaça e que amava o Chico Bento, então, foi uma dificuldade hahaha Mas consegui, e o resultado foi emocionante: um autógrafo com meu nome, assinado pelo senhorzinho mais fofinho e querido da minha infância. Ele tava muito cansado, mas dava pra ver que se divertia ali... ou eu espero :P







Depois de muita espera, nervosismo e suor, conseguimos tirar algumas fotos bonitinhas e saímos de lá felizes da vida! :D

Então, gente, essa foi a minha experiência com o criador da Turma da Mônica, e essa postagem vale como uma singela homenagem a ele pelo aniversário de 80 anos completados hoje!

Quem ainda não leu, tentem conhecer essa turma... eu, particularmente, amo de paixão o jeito simples do Chico Bento, mas sei que a paixão nacional é a Mônica que, por falar nisso, é inspirada na própria filha dele, assim como a Magali! Não é bacana, gente?

Então fica aqui a minha torcida para que ele continue sendo esse símbolo tão importante para os adultos dos tempos atuais, e para as crianças que já tomaram gosto pelas histórias!

Vida longa ao Mauricio de Souza! \o\

P.s.: Só pra constar, nós ainda conhecemos pessoalmente o Ziraldo, a Bela Gil, o Laurentino Gomes, o Raphael Montes (com quem pegamos autógrafo), a Vanessa Bosso (livro autografado também) e o Felipe Colbert (autógrafo também), além de termos batido um papo muito bacana com o Carlos Ruas, do Um Sábado Qualquer. Vimos de longe o Gregório Duviviver e o Raphael Draccon. Todos eles parecem ser autores super atenciosos, mas é tanta gente em volta deles que quase não conseguimos conversar muito. A Bienal é lotada de gente conhecida e que escreve muito bem, então nós não conhecemos nem metade de todo o pessoal que estava lá!

Fabio, eu, Carlos Ruas e o Lodir, nosso amigo de SC.

Nós com o Raphael Montes, autor de Suicidas, Dias Perfeitos e O Vilarejo.

Fabio e o Felipe Colbert.

Ziraldo

Bela Gil


Leia também

0 comentários

Skoob do Fabio

Skoob da Ina

Obrigado pela visita! :D