O apego nosso de cada dia...

16:13


E quem disser que não tem nenhum apego, que atire a primeira pedra!

Sim, hoje vou falar sobre aquela sensação que todo mundo sente em relação a alguma coisa, ou alguém, que não deixa a gente se livrar daquilo. Pode ser um apego, um apeguinho, ou um apego extravagante. O que importa é que todos sentimos isso algum dia, ou ainda vamos sentir.

No meu caso, esse apego se expressa de uma forma um pouco exagerada. É meio que uma mistura de apego e nostalgia, aí já viu né... Eu sou apegada a coisas, a momentos, a lugares, e a pessoas. O problema é que isso se torna difícil à medida que a gente se torna adulto, e percebe que não vai dar pra levar todas as lembranças em forma de coisas materiais pra onde a gente for.

Pra começo de conversa, preciso confessar: sou muito apegada a presentes que ganhei de pessoas especiais. E não é aquele apego do tipo: “ah, vou usar aqui até ficar gasto e depois vou desapegar (ou doar, ou seja lá qual for o destino - mas que fique claro que sou adepta a doar pra pessoas que precisam). Não! É um apego muito pior. Eu uso os presentes até não poder mais, e depois, sabem, o que eu faço? Deixo lá, guardadinho em algum lugar, bem escondido de pessoas que possam me dizer pra colocar fora. Já cheguei ao ponto de usar um presente, decidir que não queria estragar, e deixar de usar pra guardar. Sim, sou bem fora da casinha nesse sentido haha


Mas, acho que o legal de identificar esse apego em nós mesmos, é descobrir formas de guardar essas lembranças e coisas boas que sentimos em relação a objetos, pessoas, fotos. Todas essas coisas, um dia, cedem aos efeitos do tempo, mas o que sentimos não precisa se apagar.



Se você é apegado(a) por outros motivos, tente direcionar isso a coisas que possam ser guardadas de outras formas, e liberte esses objetos que outras pessoas possam precisar. Essa é uma atitude bacana também, e aumenta nossa motivação em finalmente se desapegar.

De qualquer forma, eu tô melhorando, juro! Cada vez mais sinto vontade de passar adiante as coisas que eu tenho... Talvez quem receber possa sentir esse mesmo apeguinho que eu sinto.

Um dia eu chego no patamar de ser uma pessoa super leve, sem apego nenhum. Só àquelas pessoinhas e memórias, talvez ;)


---

Postado pela Ina

Leia também

3 comentários

  1. Te achei muito, mas muito inspirada nesse texto! Queria ler mais, que escrita gostosa! :)

    ResponderExcluir
  2. Oh. Adorável texto. Também sou dessas apegarrada nas coisas e presentes que me lembram momentos e pessoas especiais. Difícil se desfazer disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo, Jana! Mas, como são coisas mareriais, não temos como guardar pra sempre! Melhor tentar passar pra quem precisa, o que quer que seja... Faz bem pra todo mundo! 😊

      Excluir

Skoob do Fabio

Skoob da Ina

Obrigado pela visita! :D