Resenha: Soberana, de Kássia Monteiro

19:05


Hoje a resenha é de um livro nacional! Ueba! E melhor ainda, é de uma amiga minha, a Kássia Monteiro! O livro dela foi lançado esse ano pela Editora Draco, e eu comprei durante a Bienal do Rio. Mas calma lá que não vou pegar leve com o livro só porque é minha amiga. Muito menos pelo fato de o aniversário da Kássia ser hoje. Juro!

De qualquer forma, era minha obrigação como amigo comprar o livro, certo? Então fui até o Pavilhão Verde e procurei pela Kássia, que tinha me dito que estava deitada no Cubovoxes. Detalhes à parte, fiquei sabendo de um dos problemas mais perceptíveis do livro - que depois eu acabei achando engraçado por conta do que a própria Kássia me disse na ocasião: "Virei Saramaga sem querer".

Acontece que por alguma razão da diagramação do livro as falas simplesmente ficaram sem travessões. Então todas as falas começam sem qualquer tipo de indício de que seja uma fala efetivamente dita. Ao mesmo tempo em que é estranho olhar para o livro sem saber onde tem uma fala ou não, é bem fácil de distinguir quando alguém está dizendo alguma coisa e quando se trata de uma narrativa. Claro que se não houvesse esse problema, seria melhor, mas não é algo que prejudique a leitura. Fica até interessante a maneira como você percebe facilmente a diferença.

De qualquer forma, "Soberana" é uma releitura de "Senhora", de José de Alencar, feita pela Kássia. É um projeto da Draco pra redescobrirmos os clássicos da literatura nacional. Vou falar a verdade: eu não li "Senhora". O que não é necessariamente uma coisa ruim, já que eu conheci a história de "Soberana" do zero, sem saber o que vinha pela frente.



E de fato a história é muito interessante e excitante. É uma narrativa épica, que retrata toda a ascensão da rainha de Marte. Ela começa como herdeira do reino de Arcádia, com luxos diversos e uma mente extremamente fechada com relação às três outras raças inteligentes do planeta, além dos humanos: os serpentinos, caracolianos e estrelatos. A Bula Segregatus, idealizada por Empírico, o tutor de Liarlinde, a protagonista, reduz essas três raças a escravos sem almas ou consciência. A garota vive uma vida tranquila ao lado de seus pais e seu melhor amigo Guer.

Quando os pais de Liarlinde morrem, entretanto, o reino é tomado pelas "raças inferiores". A garota quase morre no ataque, quando Guer e seu pai, general do exército arcadiano, a deixam para trás. Mas ela é salva por Empírico através de passagens secretas no palácio, e eles acabam no meio do deserto. A partir daí, eles precisam encontrar um meio de sobreviver e, acima disso, de se vingar.

A saga de Liarlinde é muito interessante. Realmente não sei o quanto ela se relaciona com a história na qual a Kássia se inspirou, mas eu adorei o enredo. Ele é cativante e tem inúmeros ganchos e situações controversas que nos fazem pensar a respeito das possibilidades que se apresentam aos personagens. Há muitas batalhas, viagens e conquistas, muita ação e até bastantes cenas perturbadoras. Quando Liarlinde deseja se vingar, ela realmente se vinga, e é brutalmente. Para o leitor isso é muito interessante. Mostra uma personagem feminina forte e de personalidade, capaz de tomar decisões duras e fazer o impensável.

Uma das características mais legais do livro é o humor que a Kássia coloca na narrativa. A Kássia é uma pessoa engraçada por natureza, sempre procurando a ironia nas situações e inserindo tiradas marcantes no seu texto. "Soberana" é permeado por essas inserções de humor, e é algo que valoriza muito o livro. Ainda que seja um livro de aventura, essas passagens de breve e discreta comédia são ótimas e incentivam o leitor a seguir em frente.


Se posso citar uma coisa negativa, é o fato de o livro ser muito curto. São 150 páginas com muita coisa acontecendo. Com 50 páginas a mais, com toda certeza a autora teria mais espaço para desenvolver todas as batalhas e a miríade de acontecimentos da história. Às vezes em uma página todo um reino foi tomado, invadido, escravizado e já estamos partindo para o outro. Nessas passagens, um pouco mais de texto faria bem.

Ainda assim, "Soberana" é um ótimo livro de uma autora nacional de muito talento, e deve ser lido sem medo de ser escravizado pela rainha de Marte. Com toda certeza me atiçou a curiosidade para ler "Senhora", e talvez eu o faça em algum ponto do futuro próximo. Quem sabe? Por enquanto, fico com "Soberana"!

---





Título: "Soberana"
Autora: Kássia Monteiro
Editora: Draco
Nº de páginas: 150
---
Nota: 3,8 de 5 estrelas



---

Postado pelo Fabio
P.S.: Kássia, você fica obrigada a comentar neste post agradecendo pelos parabéns. Feliz aniversário! :D

Leia também

2 comentários

  1. Obrigada pela resenha, Brustio! E pelos parabéns hahah Que bom que gostou do livro, adorei seus pesos decorativos. E quem quiser comprar Soberana pode ver aqui onde está mais barato: http://www.buscape.com.br/prod_unico?idu=1858243097&ordem=prec#precos

    \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei mesmo! Adorei as falas à la Saramago AEHUIAEHUIAEHUAIE

      Excluir

Skoob do Fabio

Skoob da Ina

Obrigado pela visita! :D