Indicação de filme: O Regresso

20:12


INARI: O filme que vamos indicar hoje é um que esteve bastante em alta nos últimos meses devido ao fato de seu protagonista estar concorrendo ao Oscar. Estamos falando de "O Regresso", claro. Todo mundo deve ter torcido junto para o Leo DiCaprio ganhar a concorrida estatueta, então nós ficamos curiosos e resolvemos garantir um lugar nas salas de cinema para decidir por nós mesmos se o filme era bom como estavam falando, e se o Leo merecia o Oscar mesmo. Claro que não somos da Academia de Cinema nem nada, mas gostamos de analisar os filmes que estão em alta para decidir se concordamos com a opinião dos críticos.

FABIO: Eu sinceramente não tinha interesse nenhum em "O Regresso". Até porque eu nem sabia da existência dele antes de descobrir que tinha sido indicado ao Oscar - e estamos falando de um filme com atores muito bons e, além disso, famosos, sem contar o diretor, que tinha ganho o Oscar no ano anterior. De qualquer maneira, quando soube que foi o Iñárritu que dirigiu o filme, fiquei com ainda menos vontade de assistir. Ainda que muita gente tenha gostado de "Birdman", eu achei o filme desprezível. Ficar olhando para as costas do protagonista por tanto tempo não ajudou muito, e eu sei que é muito difícil gravar em um plano sequência só o filme inteiro, mas os cortes me incomodaram um pouco. E a história simplesmente não me cativou. Ainda assim, movido mais uma vez pelo hype, decidimos assistir a "O Regresso", e eu não me decepcionei.

INARI: Então fomos nós, bem animados, assistir ao filme. A fotografia é linda e me prendeu nos primeiros minutos do filme, mas depois passei a prestar mais atenção na aflição que eu tava sentindo pensando em tudo o que o protagonista teve de passar. Sim, o filme é muito movimentado, as cenas são muito bem filmadas, e eu sofri junto com o coitado do Leo. E depois que soube que boa parte de tudo aquilo aconteceu, de fato, fiquei ainda mais impressionada com a história. Tirando o fato de que eu quase quebrei a mão do Fabio de tensão em muitos momentos do filme, eu posso dizer que gostei muito de toda a ação, que não para em nenhum momento. Além disso, adorei a atuação de todos os atores, principalmente do Tom Hardy e do Leonardo DiCaprio, e acho muito justo o segundo ter ganhado - apesar de eu ter uma inclinação para o lado do ator de Garota Dinamarquesa, e por achar que ele poderia ser merecedor do Oscar devido à complexidade da personagem que ele expôs.


FABIO: Bom, o meu preconceito com o diretor quase me impediu de assistir a um grande filme. Felizmente passei por cima disso e me surpreendi com a qualidade do que vi. Tem muita coisa boa em "O Regresso", e a principal dela é a atuação. O prêmio conferido ao DiCaprio foi merecido, porque ele realmente parece ter dado sangue, suor e lágrimas ao papel; por outro lado, achei que o Tom Hardy, o grande vilão da história, fez uma personagem muito interessante e complexa, com trejeitos e um sotaque inconfundíveis. Outra coisa maravilhosa no filme são as paisagens, que são simplesmente deslumbrantes e incrivelmente muito selvagens. De certa forma, conseguimos perceber o perigo de se estar em uma situação tão delicada quanto a do protagonista Glass, e o motivo é a natureza que o cerca - o frio, os animais, as florestas. A cena do ataque do urso, que ficou tão conhecida, é realmente muito boa. É importante dizer que o filme é brutal em diversos pontos, mas isso não atrapalha; por outro lado, acrescenta à atmosfera rústica, suja e visceral do longa.

INARI: Então, o que eu tenho a dizer além disso é: assistam O Regresso. É um filme bonito, as paisagens são lindas mesmo, as cenas são bem dirigidas e as atuações dão gosto de ver. Não se assustem com as cenas mais pesadas, pois elas, com certeza, dão o tom ao filme, e fazem muita diferença no resultado final, e na opinião que vocês terão depois dos 156 minutos de filme. Esse filme até me faz lembrar o último Mad Max, que prendeu minha atenção por causa de todas as coisas acontecendo, e eu acho, até hoje, que é um dos melhores filmes que eu já assisti.

FABIO: Um último detalhe que é importante notar no filme foi o esforço que toda a equipe fez para filmá-lo. Eles foram muito longe para captar um ambiente selvagem, e gravaram sempre com a luz natural - o que deve ser muito, muito difícil. E, mesmo assim, a fotografia é linda e o resultado final é um espetáculo. Com toda a certeza vale a pena dar uma chance, como eu dei, e ficar surpreso com as maneiras que o protagonista escapa da morte - e se imaginando se, na mesma situação, conseguiria fazer o mesmo.

INARI: Aproveitem o final de semana para olhar esse e outros filmes que já ganharam o Oscar. É um bom exercício discutir os motivos pelos quais os filmes são premiados!

---









Título original: The Revenant
Duração: 156 minutos
País / ano: EUA / 2015

Leia também

0 comentários

Skoob do Fabio

Skoob da Ina

Obrigado pela visita! :D