Resenha: Se eu ficar, de Gayle Forman

22:50


Hoje vou falar sobre um livro que eu li depois de conhecer o filme, o que acontece muito raramente comigo, e com boa parte dos leitores, eu acredito. Estou falando do livro “Se eu ficar”.



Esse tipo de livro não é o primeiro da minha lista, o que não significa que eu não goste. Só acabo olhando o filme primeiro para saber se me interessa mesmo. Nesse caso, gostei tanto que, mesmo depois de olhar o filme, ainda comprei o livro.

Primeiro, quero comentar que o filme é bastante fiel ao livro, com exceção de pequenos - pequenos mesmo - detalhes que não fazem diferença no resultado final. Outra coisa importante sobre isso é a escolha dos atores, que foi muito bem pensada, já que a atriz é calma e focada, como Mia, a personagem principal. Já o ator que interpreta Adam tem muito de alguém que realmente gosta de rock e toca em uma banda. Os pais de Mia também encarnam muito bem a personalidade que o autor do livro criou.

Mas, como estou aqui para falar sobre o livro, vou me focar nele.

O design do livro - a versão em e-book - é bem simples e delicado, e expressa tudo o que é importante sobre a história. As entradas de capítulos trazem a hora do acontecimento e uma ilustração relacionada à partitura para instrumento, assim como o final de cada capítulo.



O livro em si traz um flashback sobre os principais momentos da vida da nossa protagonista, Mia, as quais são, em grande parte, sobre sua paixão por música e por seu violoncelo. Ela passa a ter essas recordações após um acidente de carro, em uma manhã de inverno, no qual seus pais e seu irmão morrem. Ela fica em coma, mas seu “espírito” está bem acordado, e ela descobre que precisa escolher se quer viver ou morrer, como toda sua família.

No hospital, ela começa a receber visita de pessoas queridas que fazem diferença em sua vida, e muitos até reconhecem que ela pode vir a querer partir, mas essa é uma decisão que ela irá tomar após muita reflexão, e depois de descobrir como ela poderá fazer isso.

Essa tragédia acontece em um momento em que ela alcançou um de seus sonhos, entrar na escola de música Juilliard. Esse momento só não é mais feliz devido ao seu relacionamento confuso com Adam, seu quase atual namorado. Eles estão separados por questões relacionadas à banda em que ele toca, que está fazendo um grande sucesso, e por questões que ela mesma ainda não consegue resolver, que se refere à escolha que ela deve fazer se aceitar ir para a escola que ela tanto almeja.

Esse contraste das lembranças felizes que ela tem da família, e a tristeza de seus amigos e parentes que estão no hospital aguardando sua recuperação, traz muitas questões a serem pensadas: estamos dispostos a viver sem peças importantes na nossa história? Nossos sonhos são tão grandes a ponto de escolhermos vivê-los mesmo estando sozinhos no mundo? O amor que sentimos por pessoas sem qualquer ligação de sangue conosco é mesmo tão poderoso a ponto de nos manter vivos?

[Pode conter spoiler] Acredito que o ponto alto seja realmente o final, pois ela, mesmo que não perceba, possui uma inclinação a uma das opções que ela considera serem as únicas. Essa inclinação se dá a partir do momento em que ela percebe o quanto é importante estar presente na continuação da vida de seus entes queridos e amigos tão próximos; percebe que seu sonho está concretizado, e que realizá-lo é parte do que ela deve fazer por si mesma; e percebe que seu amor por Adam pode ajudá-la nesse caminho longo e tortuoso sem sua família ao seu lado, já que ele deu espaço para que ela escolhesse se ainda queria ficar com ele ou não.[Fim dos possíveis spoilers]

Essa caminhada, no fim, se mostra dolorosa, mas traz uma racionalidade que é preciso ter em momentos de dor: mesmo que os protagonistas da nossa história não estejam presentes, ainda é possível sonhar com o que queremos realizar, pensar em tantas outras pessoas que também consideram nossa presença importante, e, principalmente, confiar no amor de todos que estão ao nosso redor para nos dar o suporte necessário para continuar nossa caminhada.

---





Título: Se eu ficar
Autor: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Nº de Páginas: 224
---
Nota: 5 de 5 estrelas




---

Postado pela Ina

Leia também

0 comentários

Skoob do Fabio

Skoob da Ina

Obrigado pela visita! :D