Resenha: É pra Glorificar de Pé!, de Lodir Negrini

22:42


A resenha que eu mais gosto de ler a respeito do meu livro foi escrita pelo Lodir Negrini. Porque... sabe como é: todo escritor para de vez em quando para reler resenhas (positivas) de seus livros. Depois da afagada no ego, podemos seguir em frente.

Foi por causa dessa resenha que eu e ele nos tornamos amigos, no final das contas. Ele morava onde eu veraneava (e eu sempre o invejei por isso), e acabamos marcando uma incursão louca atrás de uma casa isolada no topo do morro à qual nunca chegamos. Mas o cansaço de fazer uma trilha não-mapeada compensou, porque arranjei um grande amigo. Duas bienais do livro do Rio de Janeiro e mil e uma conversas a respeito de literatura depois, cá estou eu pra retribuir aquela resenha. Espero que tenha ficado bem claro que sou um pouco suspeito pra falar sobre "É pra Glorificar de Pé! - até porque eu fiz a capa e a diagramação, e a Inari a preparação de texto.

Feita essa introdução muito necessária, vamos ao livro. Disponível apenas em formato digital na Amazon, no Wattpad já na íntegra e em inúmeros sites de livros piratas, é um livro de humor a respeito de um tema muito polêmico, e não é mamilos: religião.

Religião é um tema complicado de abordar, justamente pela facilidade em irritar alguém em algum lugar no mundo que não concorda com o seu ponto de vista. E vamos combinar que é tão difícil encontrar gente que concorda entre si que às vezes é melhor desistir do debate. Mas a obra do Lodir bota o dedo na grande ferida das igrejas evangélicas que se espalham por esse nosso Brasil: o arrecadamento e uso indevido de dinheiro de dízimo e contribuições "voluntárias". Não é um caso isolado, e também não é o único problema que envolve religião no mundo. Inclusive, tem tantas questões complicadas envolvendo todas as religiões que seria difícil fazer um livro para cada uma delas. Mas, bem, em "É pra Glorificar de Pé!" esse é o problema abordado.


E o Lodir faz isso de uma maneira bem-humorada e leve, apesar da seriedade da situação. Há, de qualquer forma, um humor implícito em toda a realidade da coisa, que ele explora de maneira exagerada.

A personagem principal é Marlus, um desempregado que não sabe para que lado fugir quando é posto na parede pela própria mulher a respeito do pagamento das contas da casa e manutenção da vida doméstica. Ele tem uma filha para manter. Lendo o jornal, ele se depara com uma notícia que muda sua vida: o valor irrisório para se abrir uma igreja em comparação ao para a abertura de uma empresa. Impelido pela promessa de dinheiro fácil e rápido, ele pede ajuda a seu melhor amigo, Tito, e os dois decidem fundar uma igreja.

Todas as cenas buscam trazer graça à narrativa, e toda e qualquer situação que possa ser exagerada o é. Marlus vende itens irrelevantes por preços absurdos; exige porcentagens do salário de seus fiéis (e aceita pagamento no cartão); faz até curas e milagres em frente a todos. Sua popularidade cresce, e é quando começam seus problemas.

"É pra Glorificar de Pé!" é um livro bastante curto, mas de tamanho adequado para uma narrativa do tipo. O autor não perde tempo na hora de fazer a história avançar, o que não é algo ruim. Em alguns momentos, claro, a trama poderia ser melhor desenvolvida, mas a agilidade do enredo é o que move o leitor em frente em um ritmo alucinante. A leitura é rápida e fluida, e mal percebemos o tempo passar até chegar ao final.


O livro tem alguns problemas também, é claro. O principal deles reside no machismo expresso em algumas passagens, criticado por alguns leitores nesse momento de "primavera feminista", se é que podemos dizer assim. De minha parte, também acredito que alguns trechos poderiam ter sido revistos nesse sentido, considerando o atual estágio desse assunto em que nos encontramos - com um maior protagonismo das mulheres, exigência de respeito para com elas, repúdio a abusos e assédios, etc. A maior parte do machismo é expressa em ações corriqueiras, que mostram o quanto isso está impregnado em nossa cultura. Refletir a respeito disso a partir do que surge na obra pode ser interessante para todos.

De qualquer forma, "É pra Glorificar de Pé!" é um ótimo livro de humor, com sacadas geniais e inúmeras oportunidades para causar o riso. O Lodir conseguiu entregar a seus leitores uma história que retrata de maneira pontual o problema do desvio de dinheiro em igrejas evangélicas sem necessariamente atingir os fiéis - da recepção do livro por parte desse público, ele recebeu elogios e considerações de que esse quadro realmente existe e deve ser modificado. O que significa que a obra atingiu seu objetivo.

Este não é um livro universal, por ser muito específico a uma realidade e situação específicas, mas é um livro de fato muito bom. Ele faz o leitor rir em inúmeras ocasiões e, também, refletir em muitas outras. Com toda certeza eu o recomendo, e o melhor de tudo é que é possível lê-lo de graça! :)

---





Título: É pra Glorificar de Pé!
Autor: Lodir Negrini
Editora: Independente
Nº de páginas: 144 páginas
---
Nota: 4 de 5 estrelas




---

Postado pelo Fabio

Leia também

0 comentários

Skoob do Fabio

Skoob da Ina

Obrigado pela visita! :D